Todo aposentado deveria conhecer a lei 7713/88 e APRENDer como SOLICITAR A SUA ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:

Aposentado e Pensionista: Existem alguns requisitos exclusivos para solicitar essa isenção, mas precisamos alertá-lo que isso pode ser burocrático e demorado.

Ainda assim, existe uma forma mais rápida e menos estressante para esta jornada.

Hoje vamos explicar o passo a passo para você conseguir a tão esperada isenção de  Imposto de Renda e parar de ter este desconto mensalmente em seu contra-cheque.
Fique conosco até o final!

Conheça tudo sobre a Lei 7713/88

o PASSO A PASSO SIMPLES

PARA CONQUISTAR A SUA ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

passo 1

1.VOCÊ PRIMEIRO PRECISA TER DIREITO A ISENÇÃO CONFORME AS REGRAS DA LEI

PARA SER ISENTO (A) VOCÊ DEVE TER OU DEVE TER TIDO UMA DOENÇA GRAVE LISTADA NA LEI E TAMBÉM SER APOSENTADO, PENSIONISTA, SERVIDOR PÚBLICO INATIVO, MILITAR DA RESERVA OU MILITAR DA REFORMA.

1.1 QUAIS SÃO AS DOENÇAS GRAVES?

O ROL É TAXATIVO, ISTO É, APENAS AS ENFERMIDADES LISTADAS NA LEI PODEM SER ENQUADRADAS PARA O BENEFÍCIO.

PORÉM, SE O SEU QUADRO DE SAÚDE NÃO É ESPECIFICAMENTE AQUELE QUE ESTÁ NA LEI, NÃO SE DESESPERE. AINDA É POSSÍVEL TENTAR SE ENQUADRAR NESSA CATEGORIA. PARA ISSO, VOCÊ DEVE CONVERSAR COM O SEU MÉDICO E CONSEGUIR UM LAUDO ASSINADO PELO PROFISSIONAL. ELE PODERÁ COMPROVAR A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO – O QUE É MUITO COMUM EM CASOS DE CARDIOPATIA, POR EXEMPLO.

passo 2

2. Solicite a Isenção.

O órgão previdenciário pode demorar mais de 2 meses para analisar o seu caso.

Desta forma, você pode fazer o pedido de isenção do Imposto de renda pela via judicial.

Essa também é a alternativa quando a pessoa atende aos requisitos para receber o benefício, mas obtém retorno negativo.

O processo judicial dura de 1 a 2 anos.
No entanto, é possível pedir uma liminar, ou seja, requerer ao juiz que você deixe de pagar Imposto de Renda desde o início do processo.

Havendo liminar, em um ou dois meses você deixará de pagar o imposto.

Cabe ressaltar que o processo judicial também pode ter perícia médica. O juiz exigirá o cumprimento dessa etapa caso os laudos e exames anexados ao processo não sejam suficientes para convencê-lo sobre a gravidade da doença.

passo 3

3. Você isento
Quando o órgão pagador determinar que você é isento – seja por meio do pedido administrativo, seja por meio do processo judicial, você precisa continuar declarando o seu Imposto de Renda.

A diferença é que os proventos de aposentadoria e pensão deverão aparecer na condição de isentos.

passo 4

Aproveite o aumento de recursos financeiros que você terá e tenha mais qualidade de vida para cuidar da sua saúde com tranquilidade e sem burocracias.

como o tnp advogados pode te orientar com a a isenção de Ir sem dor de cabeça?

Trajano Neto & Paciornik é um escritório de advocacia de atuação full service com abrangência nacional.

Através de uma equipe multidisciplinar formada por advogados, administradores, contadores e profissionais com sólida experiência, o escritório assessora seus clientes, nacionais e estrangeiros de maneira completa nos mais diversos segmentos do direito.
 

Com atuação nas áreas do direito securitário, tributário, internacional, desportivo, recuperação de empresas, do agronegócio, petróleo e gás, civil e contratos, societário, digital e startups, imobiliário e saúde, bem como na gestão de contencioso de escala, o escritório oferece soluções e assistência legal dotadas de excelência, criatividade e segurança, nos âmbitos preventivo, consultivo e contencioso.

Temos os melhores especialistas no Processo de Isenção de Imposto de Renda,  que já orientou e conquistou mais de 10.000 isenções  para nossos clientes no último ano.

90-_B2_2235

GABRIEL SCHULMAN

ADVOGADO E SÓCIO

logotipo

LIGUE E FALE COM NOSSOS ASSESSORES:

Telefone: (048) 3205-2271

OAB 3613/PR

CNPJ: 18.892.189/0001-30

Preencha o formulário abaixo