Saiba como aumentar a sua aposentadoria se você teve 2 empregos ao mesmo tempo ao longo da vida!

Atividades concomitantes são quando um trabalhador exerce duas ou mais atividades ao mesmo tempo, cada uma com seu respectivo vínculo empregatício. 
 
As atividades concomitantes são contadas simultaneamente para o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria. Por exemplo, quando se trabalha 1 dia, o tempo de contribuição é de 1 dia, mesmo que se tenha trabalhado em dois locais diferentes. 
 
A revisão das atividades concomitantes é um direito que permite aos aposentados que exerceram mais de uma atividade de forma simultânea antes da aposentadoria rever o valor do seu benefício. Essa revisão foi aprovada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano de 2022. 
 
Para o cálculo da aposentadoria de atividades concomitantes, serão somados os valores dos salários de contribuição de todas essas atividades, limitados ao Teto do INSS que é de R$ 7.507,49 em 2023. 

Alguns exemplos incluem um profissional que trabalha em tempo parcial em uma empresa e também possui um negócio próprio, ou um trabalhador que acumula empregos em áreas distintas para aumentar sua renda. Por exemplo:

  1. Professores frequentemente exercem múltiplas atividades como lecionar em diferentes instituições educacionais, oferecer aulas particulares, desenvolver material didático ou ministrar cursos online;
  2. Médicos podem atuar em mais de uma especialidade, trabalhar em diferentes hospitais ou clínicas, participar de projetos de pesquisa, prestar serviços de consultoria ou realizar atividades de docência;
  3. Advogados podem trabalhar em escritórios de advocacia, ao mesmo tempo em que lecionam em faculdades de Direito, atuam como mediadores ou árbitros, ou desempenham funções jurídicas em empresas.
  4. Profissionais autônomos, como redatores, designers gráficos, programadores, consultores de marketing, entre outros, frequentemente têm a flexibilidade de trabalhar para vários clientes ou projetos simultaneamente;
  5. Pintores, escultores, músicos e outros artistas muitas vezes combinam trabalhos artísticos com aulas, performances ao vivo, projetos colaborativos ou trabalhos em galerias;
  6. Profissionais da área de comunicação podem trabalhar em tempo integral em uma empresa de mídia, enquanto também escrevem como freelancers, contribuindo para publicações online ou desenvolvendo seus próprios blogs;
  7. Enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde podem exercer atividades em hospitais, clínicas ou consultórios particulares, além de atuar como consultores, professores ou pesquisadores.


Esses são apenas alguns exemplos de profissões em que é comum a pessoa exercer atividades concomitantes. É importante destacar que cada caso pode ter particularidades e que é necessário estar atento às questões legais, trabalhistas e previdenciárias relacionadas a essa prática.

No contexto previdenciário, a atividade concomitante é relevante para o cálculo das contribuições e para a apuração do tempo de contribuição necessário para a obtenção de benefícios previdenciários.

Ao exercer atividades concomitantes, é importante que o segurado mantenha seus registros e comprovantes de rendimentos de cada atividade separados, a fim de garantir o correto cálculo das contribuições e o reconhecimento dos períodos de trabalho.



E por que escolher um advogado qualificado e referência na área de aposentadoria pode te ajudar neste processo?

tnp

CONHEÇA O TNP ADVOGADOS

No Trajano Neto e Paciornik, nossa equipe é formada por profissionais que estão habituados com os procedimentos e práticas previdênciárias (aposentadorias) e também são capazes de auxiliar nas diferentes fases deste processo.

Contar com um profissional especializado, auxilia tanto na burocracia e análise de documentos, como no acompanhamento de perto do seu processo.

Além disso, o TNP Advogados é referência em Isenção no Brasil por ser um escritório full service e estar presente nas principais capitais do Brasil. Para maiores detalhes acesse www.tnp.adv.br e conheça nossa história e de nossos clientes.

Veja o que nossos clientes dizem sobrem nós:

Jose Amancio
Jose Amancio
2023-10-27
Até agora durante a entrega de documentos, o atendimento foi super bacana,atenciosos e gentil.
Denize Lins
Denize Lins
2023-10-26
Muito boa
Claudio Leal
Claudio Leal
2023-10-26
Até este momento fui muito bem atendido
Jucara Potyguara Alves
Jucara Potyguara Alves
2023-10-26
Minha experiência foi ótimo muito atenciosa com o meu caso Obrigada
Roberto Francisco
Roberto Francisco
2023-10-25
Olá, Conheci o escritório pelo Instagram Pesquisei e vi claramente que era uma empresa confiável e seria e muito moderno a forma de atuar 100% digital o que facilita demais!Estou muito feliz que hoje recebi que o minha demanda foi aceita e agradeço demais o empenho da Trajano e equipe! Fiquem com Deus e sucesso que vocês merecem.
Wania Mello
Wania Mello
2023-10-25
Está sendo boa.
Renata Pinheiro de Almeida
Renata Pinheiro de Almeida
2023-10-25
São muito atenciosos, atendem rapidamente e esclarecem prontamente todas as dúvidas! E o Processo será finalizado aparentemente com sucesso.
Zumiro Pedro De Souza
Zumiro Pedro De Souza
2023-10-25
Até agora bom
José Andre
José Andre
2023-10-25
Muito excelente
Silvia Maria Del Secchi Ferreira
Silvia Maria Del Secchi Ferreira
2023-10-24
Equipe fantástica! Bastante ágil, responsável e otimizadora nos processos. Fiquei surpreendida c/ o atendimento. Excelente..Parabéns a tds.
logotipo

© 2023 TNP. Todos os direitos reservados.
Acesse www.tnp.adv.br